BOM DE CLASSES

Para fazer o download em formato PDF, clique na imagem acima.


Guia de Orientações Gerais – GOG V.1

Introdução
Sabe se hoje que um dos grandes vilões que atrapalham a qualidade de um Clube de Desbravadores é o descaso com as Classes Regulares! Combater esse vilão e outros ligados a ele como a ineficiência de líderes na busca de novos métodos de trabalho, de pesquisa de materiais e etc., é nosso dever. Nossa missão é uma constante e eficaz motivação às Classes Regulares e mais ainda, ofertar meios claros e acessíveis de materiais para sua implantação e desenvolvimento.

Quando o clube não pratica as Classes Regulares, de maneira geral não é culpa direta do Diretor. Muitas vezes ele não recebeu orientação adequada. Neste caso, um trabalho de instrução e conscientização deve ser feito com esse líder.

Sem as classes, muitos clubes dão prioridade à outros somente a alguns requisitos de ordem unida e campos e bosques. Alguns outros fazem dos esportes a base de suas atividades.

Com o uso das classes regulares, o crescimento do adolescente é pluridirecional. Tanto igreja como pais percebem que há uma multiplicidade de disciplinas que ajudam significativamente a formação de nossas juvenis. E essa ajuda, impacta na própria sociedade em que estes vivem, diminuindo consideravelmente os riscos de desvios de conduta social como envolvimento com drogas e similares.

Existe motivação para os estudos, para a carreira militar, para a preservação do meio ambiente natural, para o cuidado com a saúde, para os princípios básicos de uma boa família, para as responsabilidades como cidadão, para o crescimento espiritual. Todas esses princípios são assimilados nas Classes Regulares.

O Concurso Bom de Classes objetiva reconhecer e premiar líderes e desbravadores que se empenham nessa missão de instruir com qualidade a geração em que vivemos!

Objetivo
Motivar o desenvolvimento das Classes Regulares no Clube de Desbravadores. Capacitar os líderes que trabalham nessa formação. Ajudar fornecendo material fazendo com que os resultados finais sejam os melhores possíveis. Reconhecer líderes que dão o sangue pela nossa causa. Impactar os pais e membros da igreja e da sociedade em que estamos inseridos.

Participantes Cada campo entregará uma listagem de 10 (dez) desbravadores por classe, 60 (sessenta) no total. Nessa lista, deve o Campo, o secretário(a) responsável pela lista com os devidos contatos, as classes, os nomes, as datas de aniversário, a região, o clube e o nome do instrutor responsável pela formação.

A lista será entregue ao secretário(a) especial do Concurso na secretaria da União Norte até ao meio dia (12:00) do dia 22 de setembro, quarta, dia da abertura do Campori.

Depois da lista dos participantes entregue, não será permitido a substituição de participantes. Caso 1 ou mais desbravadores, por motivos diversos, não puderem participar das provas, o campo será representado apenas pelos em condições de fazê-lo.

Fica a critério de cada campo o método de seleção dos seus representantes.

O Cartão da Classe deve ser apresentado no ato da entrega da lista acima. O Secretário(a) fará a conferencia e devolverá no ato os cartões.

Pré Requisitos
Para apresentação da lista dos 10 desbravadores por classe, o campo deve observar os seguintes Pré-Requisitos:
a. O participante deve ter a idade correspondente a sua Classe até o dia 31 de dezembro de 2010:
Amigo – 10 anos
Companheiro – 11 anos
Pesquisador – 12 anos
Pioneiro – 13 anos
Excursionista – 14 anos
Guia – 15 anos

b. Estar investido ou em processo de formação na Classe que se está concorrendo, comprovado pelo cartão já com as assinaturas da direção do Clube.

c. Estar devidamente uniformizado com o uniforme Oficial no momento da prova.

As Provas – 1ª Fase
As provas serão por Classe em dias, horas e locais apresentados na abertura Oficial do Campori Fé em Fogo.

As provas serão de múltipla escolha com 4 (quatro) opções sendo apenas 1 (uma) a resposta certa. 30 questões por classe.
A duração máxima é de 2 horas para a conclusão da prova após seu início. O desbravador participante deve estar pelo menos 15 minutos antes do início marcado.

As provas serão elaboradas por líderes de outros campos fora da UNB, escolhidos segundo os critérios do nosso Ministerial de Jovens da União Norte Brasileira.

Dos 50 participantes, teremos como melhor classificado o desbravador que fizer maior número de pontos na prova. 5 representantes seguem para a final, ou seja, 1 representante por campo. Caso ocorra um empate no número de pontos, segue o critério da menor idade do desbravador – representa o campo o desbravador com menor idade.

Cada participante deve responder todas as questões com apenas uma das opções. Caso exista alguma questão com mais de uma opção selecionada ou com nenhuma opção selecionada, esta será considerada anulada.

Os resultados das provas serão apresentados a qualquer momento após o fim da prova.

Os desbravadores não poderão levar em nenhuma hipótese a prova nem copiar suas questão ou respostas. Não será permitida a revisão das provas por parte de qualquer líder.

As Provas – 2ª Fase
A segunda Etapa será realizada dentro da programação da noite, com as questões sendo apresentadas no telão e respondidas com tempo definido e comum a todos. Serão baterias de 5 questões.

Na segunda etapa, os participantes usarão placas com as alternativas A, B, C, e D que serão apresentadas simultaneamente.

Os participantes desta prova estarão usando equipamento como fones de ouvido e protetores auriculares para evitar qualquer tipo9 de comunicação com outros desbravadores.

Conteúdo das Provas
As questões das provas terão como base apenas os manuais de classes regulares de desbravadores da Divisão Sul-Americana de 1999. Especialidades solicitadas nos cartões e não descritas nos manuais, serão postadas já respondidas no site oficial.

Equipe de Apoio e Fiscais
Serão repassados pelo campo também uma segunda lista com 2 fiscais para a primeira etapa e mais 1 fiscal para a segunda etapa. Estes fiscais também ajudarão na organização, execução e correção das provas.

Esperamos de coração e espírito que todos se empenhem pelo crescimento e fortalecimento do físico, mental e espiritual de cada desbravador da nossa grande União Norte Brasileira!

Maranata! O Senhor logo vem!

Para dúvidas ou observações, enviem email para davidregional@hotmail.com ou liguem no (91) 8150-2428 ou 9148-4803.

David Silva Pinto
Coordenador do Concurso Bom de Classes
VII Campori UNB – Fé em Fogo